Sniff o cão interativo (que título, rs)

Sniff é um cão 3D interativo, ele é projetado em uma janela em uma loja de NY, muito legal pois ele reage aos gestos, segue em torno dos pedestres, e tem personalidade, por exemplo, se um grupo chega perto dele, ele escolhe uma pessoa favorita, discerne gestos, se são amigáveis ou agressivos, o cão tenta envolver as pessoas em um jogo. O projeto é de Karolina Sobecka, para o desenvolvimento desta ação foi usado OpenFrameworks, Unity3D e Blender3D, feito por Jim George.

Genial, com a constante evolução tecnológica, temos cada vez mais o desenvolvimento de inúmeros tipos de interatividade, nós publicitários adoramos, pois gera contato tanto com quem esta diretamente interagindo com a ação e depois normalmente viram virais na internet. O melhor deste tipo de ação é o baixo custo, neste caso baixíssimo mesmo, em outros projetos maiores o custo é muito inferior a um comercial de TV, por exemplo. Além de como já dito, cria vários canais de divulgação, muitas vezes muito mais eficiente do que as mídias tradicionais. É o futuro da comunicação promete, muita interação, baixa procura por mídias tradicionais. Q que conhecemos hoje como publicidade, não será nem um pouco igual daqui 10 anos, não é nem um pouco igual a 10 anos atrás!!!

Dica The Presurfer

Mini Driver x No Mini Driver, novo filme da Mini

Mini Driver x No Mini Driver, é a nova campanha da Mini, diz que os motoristas de Mini são facilmente reconhecidos por gostar de aproveitar a vida, mostra a diferença em algumas situações, como as pessoas encaram a vida mais despojada com a “atitude Mini”. Ótimo filme!


Dica Y2

Solstício de Inverno Vale a Pena

Esta ansioso para ver este curta no Youtube, feito pelas nossas alunas de DSG 2009.1, este filme em stop motion still foi feito usando apenas sal... Conta uma história muito bonita, de um amor eterno que dura apenas uma noite... Vale muitoooooooo a pena conferir este trabalho genial destas garotas... Com direção, edição e produção de Gabriela Valentin Thobias, Livia Tamashiro Uezato e Luara Andrade Arabi; Roteiro de Luara Andrade Arabi; Locução de Rubia Reame; Trilha de Felipe Braz (Peri); Este trabalho realizado para ESPM, matéria Imagem em Movimento do 5º Semestre de DSG para Profa. Claudinha Pucci.

Sárita Abertura da Pixar

Uma animação muito legal feita com tipologias e a famosa luminária da Pixar a Luxo Jr. Este filme faz uma sátira com a abertura da mais famosa produtora de 3D. Geniallllllllll esta criação feita pelo pessoal da College Humor.

+1 Direto do Forno

Qual é o poder de um Pixel???

Graac é uma ONG que cuida de crianças com câncer, tive mais contato com esta instituição nos últimos eventos (Leilão e MPB) feitos pela ESPM Social, uma entidade muito legal encabeçada pelo Prof. Ismael Rocha e Carlos Frederico (Fred).

Este filme mostra sua nova campanha “O Poder de um Pixel” eles criaram uma série de artes para que bloqueiros, twitteiros e outros “eiros” divulguem um número de SMS para que nós possamos fazer doações, muitoooo legal!!! Segue o filme da campanha e agora irei colocar aqui na lateral deste blog também, esta galera do Graac é bem séria, vale a pena ajudar. Segue também aqui o site da campanha.

Criação de Ogilvy Interactive SP, direção de criação de Angela Bassichetti, Edição e Design do Filme Rubens Angelo e Giuliano Saade.

Very Funny este filme para Be-My-Guest

Uahuuhauhaauhauhauhahuahua Genial este filme criado para Be-My-Guest. Quando suas férias deveriam ser brilhantes em Berlin após você achar aquela casa maravilhosa. Susan acha que irá apimentar sua relação, ansiosa para banhos longos e coisas a mais....rs.... Nosso amigão tem outros planos huauhauhahuauhauha... A empresa ainda desafia aos telespectadores a mandarem uma resposta para o seu canal no Youtube aqui.

+1Scaryideas

NFL um Ballet

Este vídeo é um dos comerciais mais simples que já vi, criado para NFL eles simplesmente colocaram uma cena em slow motion, adicionado uma trilha clássica, fica parecendo uma cena de ballet... Muito bom!!! A criação foi por conta da Grey NY, direção de Hank McElwee, produção de NFL Films e pós-produção de Absolute Post.

Orange RockCorps

Vou falar de uma empresa muito legal que se chama RockCorps, uma produtora de shows que troca ingressos para os seus consertos por trabalhos voluntário. Já muito famosa na Inglaterra, foi levada a França para um show pela Orange com o slogan “Give 4 Hours, Get 1 Ticket”. A campanha The Orange RockCorps foi criada pela Publicis Conseil Paris, com o diretor de criação OlivierAltmann, diretor de arte Mathieu Vinciguerra e Yves- Eric Deboey; os filmes foram dirigidos por Vincent Lobelle via Soixante Paris, produção executiva de Emmanuel Guiraud e direção de fotografia de Glynn Speeckaert.

Gothique

Hip Hop

Eletro

+1 The Inspiration Room

A ESPM Perde um Grande Lider!



É com pesar que hoje (19.10.2009) foi informado o falecimento do Prof. Luis Celso de Piratininga "Pira".


“A ESPM perde um grande líder, a propaganda um excelente profissional, o SPFC um torcedor fanático... e o mundo, um grande cara! Tchau Pira! ”

Prof. Luis Fernando Garcia




Biografia Prof. Dr. Luiz Celso de Piratininga

Luiz Celso de Piratininga atuou por quatro décadas no mercado publicitário, além de uma frutífera e exitosa carreira acadêmica. Sua relação com a ESPM vem desde os primeiros anos de nossas atividades: foi aluno, professor, membro do Conselho Deliberativo e estava à frente da gestão da Escola desde 2007, como Presidente da Diretoria Executiva

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991). Foi professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM e professor da ECA-USP, onde lecionou por mais de 30 anos.

Publicitário com ampla experiência e atuação no mercado, ao longo da sua trajetória profissional, liderou seus pares em várias instituições e foi um dos idealizadores e organizadores do III Congresso Brasileiro de Propaganda, ao qual se deve a criação do CONAR e do Código Brasileiro de Auto-regulamentação publicitária. Fundou e dirigiu sua agência de propaganda, a ADAG, de onde se licenciou para dedicar-se à ESPM. Criador e Diretor Geral do Centro de Altos Estudos da ESPM.

Foi Presidente da Associação Paulista de Propaganda (APP), da Associação Brasileira de Propaganda (ABAP), e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo. Vice-Presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Defensor intransigente das práticas democráticas e de pleno exercício da liberdade de expressão, sempre se perfilou na luta pelas conquistas e aberturas de maiores espaços para o florescimento da razão, da emoção e da criatividade. Foi essa atuação e liderança setorial que garantiu ao “Pira” (como o chamavam todos e ele gostava) uma incontestável liderança em praticamente todos os destinos e grandes decisões da Indústria da Propaganda nos últimos 40 anos.

A lembrança de sua obra, seu permanente desafio para a construção de um futuro inovador eram inspirações permanentes a todos que trabalhavam ou conviviam com ele.

E além disso, suas responsabilidades de líder setorial, presidente da ADAG ou da ESPM, não o impediam de cultivar, com grande alegria, um espírito aberto, próximo e brincalhão que a todos cativava. Qualidades e talentos que ele multiplicava, principalmente quando seu querido São Paulo ganhava. Foi conselheiro vitalício do São Paulo Futebol Clube.

Piratininga era viúvo. Deixa 4 filhos, 2 genros, 2 noras, 5 netos e o Juca, o beagle companheiro, sãopaulino roxo como ele.

Marge Simpsons Capa da Playboy

Agora vamos para o mais esperado rs!!!! Nossa, juro, que quando li isso fiquei pasmo huahuahuuhahuaua, em comemoração aos 20 anos do seriado Os Simpsons a revista Playboy terá a Marge Simpsons como capa, SIM A MARGE.


Aquela mãe de três filhos com um belo cabelo azul, uhahuahua. Ela estampará a edição de novembro da revista, a edição chegou as bancas americanas em no dia 16, genial huauhauha... Agora me pergunto, para quem será mais vantajoso para Os Simpsons ou para a Playboy???

+1 BlueBus

LIPDUB GENIALLLLL

Você tem horas de ócio no seu trabalho??? Este povo criou um LIPDUB**, de uma música bizarra usando apenas o seu Ichat, o resultado ficou bem legallllll, com uma ótima edição, vale muito a pena!!!!!! UHauhahuahuhua Genial!!!!

**LIPDUB é uma técnica criada a mais ou menos três anos com o vídeo logo a baixo, onde várias pessoas dublam uma música criando um clipe a partir de um tema escolhido, normalmente é uma gravação em plano sequência. Este tipo de gravação esta ficando cada vez mais frequente.

LIPDUB Universidade de Quebec (UQAM)

Este incrível plano sequência** foi feito por 172 alunos de comunicação da universidade de Quebec (UQAM) no Canadá. Eles fizeram um LIPDUB (técnica explicada aqui), da música “I Gotta Feeling” da banda Black Eyes Peas (por sinal mais visto que o próprio clipe, hoje com mais de 1milhão e meio de views). Bem legal a iniciativa dos alunos que deu uma boa repercussão, ganharam até matéria na CNN, veja aqui. A gravação durou cerca de 2:15h, pela complexidade do plano sequência (vamos lembrar que eles são estudantes, então relevaremos alguns erros na atuação).

**Plano sequência é quando não há interrupções em uma gravação, neste caso por ex a câmera não para de filmar, veja que não há cortes, então caso alguém erre na sua atuação a gravação terá que voltar dês do início.

Mr. Bean Vs. Michael Jackson

Aqui a rivalidade entra os EUA e a Inglaterra será decidida em um duelo de titãs, Mr. Bean VS. Michael Jackson, dois ícones das culturas de seus países. Vamos ver esta genial animação em stop motion de Patrick Bolvin.

+1 Gizmodo

Clipe "You Came Out" - We Have Band

Este clipe foi feito com a técnica stop motion still feito em dois dias, utilizando 4.816 fotos. Com direção de David Wilson, com a colaboração de Fabian Berglund e Ida Gronblom da Wieden + Kennedy e produção da Blinkink.

+1 Beautiful Decay

Guerrilha Interativa para BBC

Bem bacana esta outra ação de guerrilha, desta vez uma câmera manda imagens para um grande painel de LED, lá os pedestres desavisados interagem com uma grande mão, bem legal.... Esta ação foi feita em Liverpool para BBC, o programa que faz esta interatividade foi criado por Chris O’Shea usando openFrameworks e o OpenCV.

+1 Domobrien

Guerrilha Puma no Chile

Parece que este tipo de ação de guerrilha virou moda no Chile, antes a Rexona postado aqui, agora a Puma com a campanha Beamvertigin, que associa a experiência de leveza com os novos modelos da marca. São projetadas varias imagens dos sapatos flutuantes e logos em vários cenários muito bem planejados da capital chilena. Produção da Lumina Motion.

+1 PaperPlane

Novo Filme Häagen-Daz Melt Together

Aiiiiiiiiiiiiiiii que lindooooooooooooooo rs!!!! Novo filme para Häagen-Daz, mostra um casal assistindo a um espetáculo do Ukrainian National Ballet, e compartilham os sentidos através do toque, sinais e claro, o paladar. A campanha convida também aos consumidores enviarem suas histórias, fotos, pensamentos e tudo que possa arremeter ao “Melt Together” (tipo “derreter juntos”). Criação de TBWA de Londres, direção de Phillipe André, produção da Independent e música “Open Up Your Door” do Richard Hawley que irá criar uma música especialmente para a campanha que usará como inspiração o vencedor dos conteúdos enviados.

Vamos começar com o Making Of

O Filme

+1 Y2

Filme Nikon Coolpix

Achei bem bacana este vídeo criado para Nikon Coolpix, uma nova máquina que projeta as fotos que acabou de tirar em vários tipos de superfícies. Este foi feita com uns japinhas chamados Helicopter Boyz (bem coisa de japa) que fazem muito sucesso no Japão, mas muito pouco conhecido aqui no Brasil. Criado pela GT Tokyo, direção de Hideyuki Tanaka e produção de Rock & Roll.

+1 Y2

Belissímo Viral Pantene

Este belíssimo viral mostra com a história de uma menina surda e muda que contra todas as probabilidades aprende a tocar violino, um maravilhoso filme criado para Pantene. (Achei um pouco over aqueles cabelos voadores no final, mas bem legal, a trilha ajuda bastante também) Criação agência Grey Thailand, direção de criação de Sjan Raj Kurup, direção Thanonchai Sornsriwichai e produção de Phenomena de Bangkok.

+1 Scaryideas

Mais uma Guerrilha da Volks

Acreditamos que a maneira mais fácil mudar o comportamento das pessoas para o melhor é torná-lo divertido de fazer. Nós a chamamos de teoria do divertimento.

Mais uma ação da Volkswagen que faz parte da campanha Rolighetsteorin, desta vez eles destacam a importância da reciclagem do vidro, já havia postado outras ações desta campanha, aqui e aqui. Criação da DDB Stockholm, direção de arte de Simon Higby, direção de criação de Andreas Dahlqvist e a produtora Birth.

Site da campanha aqui, o original em sueco, aqui.

+1 Scaryideas

Twin Lens Reflex

Este time lapse que mostra a construção de uma máquina fotográfica gigante em papelão, muito legal, ela até tira fotos veja aqui, estas imagens me fez lembrar de uma técnica chamada pin roll ( técnica de tirar fotos artesanalmente quando colocamos papel fotográfico em um lugar, lata por ex, totalmente vedado de luz, e “tiramos uma foto” expondo o papel em uma pequena entrada de luz). Um trabalho de Kiel Johnson, direção de fotografia Theo Jemison, edição de Arthur Mor e música de Sixto Rodriguez.

+1 Beautiful Decay

100 GREATEST HITS OF YOUTUBE IN 4 MINUTES

Sem mais delongas, 4 minutos com vários virais e filmes que fizeram sucesso na net nos últimos tempos... Bem legal!!!

+1 Viral Video Chart

Cachorros Invisíveis

Mais uma missão para Improv Everwhere, 2.000 pessoas caminharam pelas ruas do Brooklyn com aqueles cachorros invisíveis, rs. Este viral foi gravado onde esta a 51 Bergen Street, local da antiga fábrica onde surgiu este brinquedo nos anos 1970.

+1 The Presurfer

Stop Motion com Papelão

Este stop motion bem legal foi feito pelo holandês Sjors Vervoort, ele mescla ambientes urbanos com uma animação feita em papelão, muito legal, o áudio foi feito pelo Steven Aerts.

+1Neatorama